1/5

“Somos um espaço de resistência, e a intenção é
cada vez mais caminhar na
direção da sustentabilidade”

A Piccola Arena é um complexo cultural único. Situada no Rocio/ Petrópolis/ RJ, duas galerias de arte, um teatro de arena, o Divina Sálvia Bistrô e um ateliê com galeria a céu aberto compõem o conjunto, que cria um diálogo com o bairro verde em suas quatro dimensões: cultural, social, ambiental e econômica. O artista plástico Mauricio de Memória construiu o complexo com seus próprios meios, como um espaço projetado para que o visitante sinta-se integrado ao ambiente e possa desfrutar ao máximo de todas as atividades.


A Piccola Arena promove e recebe linguagens artísticas – shows acústicos, peças de teatro, espetáculos, exposições, eventos. O teatro tem capacidade para 140 pessoas e cobertura retrátil. Na sua construção utilizou-se de pedras e materiais do próprio terreno. As duas galerias de arte respeitam o verde que as envolve. Painéis solares que encobrem o imenso telhado garantem autossuficiência na energia, e hoje já geram excedente para a região.

galeria 3.png
galeria2.png
galeria1.png

No “Residência Artística”, criadores das artes visuais são convidados a viver um período no local e ali criar suas obras, que serão expostas nas galerias. É também uma chance de trocas entre artistas, sendo o equipado ateliê da casa, onde Mauricio de Memória trabalha suas esculturas e pinturas, a base para a produção.

 

O Divina Sálvia bistrô está completando cinco anos. Contrata somente mão de obra da região, serve pratos com base na produção orgânica, e conta com horta e galinheiro que podem ser visitados pelas crianças. “Somos um espaço de resistência, e a intenção é cada vez mais caminhar na direção da sustentabilidade”, diz Maurício de Memória.

como chegar